MEDITALK® Carteira Digital de Saúde em Redes Blockchain Privadas

Uma Plataforma orientada ao paciente para conectar os Atores da Saúde por meio de uma Carteira Digital onde todo o histórico médico é armazenado sob a posse e gestão do Paciente.

O PROBLEMA

Os Prontuários estão dispersos por vários Atores de Saúde. Muitos em Papel ou Sistemas proprietários. Esta prática traz grandes dificuldades tanto para os profissionais da área como para os próprios pacientes, a saber:

  • Os Profissionais de Saúde gastam muito tempo na análise/preenchimento de Prontuários. O papel não garante a segurança e o sigilo dos dados conforme previsto na LGPD;
  • O Paciente por sua vez tem dificuldade em exercer seu direito de propriedade, sigilo e acesso aos dados uma vez que eles estão fisicamente dispersos entre diversos Atores da Saúde.

A SOLUÇÃO

O sistema permite que o Paciente tenha controle total sobre o seu Prontuário médico. O histórico de todas as Receitas médicas, os Exames de laboratório, Vacinas etc ficam registradas em um único local.A gestão e propriedade de todos os dados pertencem ao PACIENTE. Ele e somente ele tem a faculdade de conceder e/ou retirar acesso aos Provedores de Saúde, para que estes consultem ou insiram novas informações, de acordo com conveniência do paciente, no momento que assim o desejar.

PROPOSTA DE VALOR

saude

MEDITALK® é uma Plataforma BaaS – Blockchain as a Service para a Indústria da Saúde.

Encapsulamos a complexidade da tecnologia e resolvemos a dificuldade de mão de obra qualificada e experiente com um time de Engenheiros na Índia.

Através de nossa API, HealthTechs podem agregar aos seus produtos

  1. Carteira Digital,
  2. segurança baseada em criptografia
  3. imutabilidade e a rastreabilidade da informação.

Utilizamos Redes Blockchain, SSI – Identidade Auto Soberana e IPFS para tornar o processo de criação e consulta aos Prontuários do Paciente mais seguros, eficientes e em conformidade com as leis brasileiras 13.709 (LGPD) e 13.787 (Prontuário Eletrônico).

A indústria da saúde possui problemas, características e necessidades totalmente atendidas pelo MediTalk, a saber:

1. Um conjunto de pessoas ou empresas interconectadas que precisam atualizar ou consultar o status de um ativo.

A Carteira Digital de Saúde é o Ativo que armazena todo o Histórico médico do Paciente. Ao ser compartilhado com segurança, traz benefícios para todos os Atores envolvidos na sua atualização e/ou consulta.

2. A necessidade de criar confiança entre as partes e garantir que suas ações sejam registradas fidedignamente e validadas;

  • Identificação: as informações incluídas na Carteira Digital de Saúde são assinadas digitalmente. através de Certificados Digitais padrão ICP-Brasil.
  • Validação: as Carteiras são construídas criptograficamente para que durante sua apresentação possam ser validadas online e tenham comprovado os quatro atributos principais, que são:
    • Quem emitiu a credencial?
    • A credencial foi realmente emitida para a pessoa, ou entidade, que a apresentou.
    • Os atributos não foram alterados.
    • A credencial não foi revogada.
  • Interoperabilidade: a plataforma é acessada pelos sistemas atuais de gestão de Saúde via nossa API. Utilizamos o protocolo padrão HL7/FHIR.
  • Rastreabilidade: A plataforma oferece grande facilidade para rastrear os eventos armazenados na Rede.
      •  

3. Vários intermediários que aumentam o tempo gasto, o custo e a complexidade do processo;

Na indústria da saúde é comum o preenchimento de guias e formulários em papel que são posteriormente digitados em Sistemas intermediários para inserir os dados da consulta médica ou pedido de exame. Este retrabalho acarreta custos, aumento da complexidade e risco de erros.

4. A necessidade de imutabilidade, ou seja: garantir que os dados gerados pelas várias partes sejam confiáveis.

A plataforma garante a Imutabilidade das informações, que são sempre incluídas, nunca alteradas ou excluídas.

Quando da necessidade de uma alteração, um novo registro é incluído com o novo status e dados do responsável.

5. Combate à Fraude

Segundo o IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), as fraudes custam às operadoras de planos de saúde no Brasil quase R$ 20 bilhões e elevam em cerca de um terço o custo dos procedimentos médicos para os pacientes. Principais elementos de fraude:

  • Excesso de pedido de Exames;
  • Faturamento de eventos não ocorridos;
  • Uso indevido da carteirinha;
  • Fraude na contratação do Plano.

CONTRATE AGORA NOSSO SERVIÇO